\r\n CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NO SITE DA ASSOCIAÇÃO
Saudações de paz,
A Associação dos Liturgistas do Brasil - ASLI, convida os membros da Associação, liturgistas, teólogos, pesquisadores e estudantes, a contribuírem para o nosso site com pequenos artigos na área de liturgia, pastoral litúrgica e sacramentos. O objetivo dessas publicações é cooperar com uma formação específica de qualidade e promover a participação consciente na celebração da liturgia. A formação do Povo de Deus é uma tarefa fundamental para se viver uma vida litúrgica plenamente eclesial, como bem afirma o Papa Francisco. Estamos conscientes da quantidade enorme de publicações de cunho litúrgico-sacramental, sobretudo, em diversos sites espalhados pela internet, que não passam de opiniões pessoais equivocadas, sem compromisso com a Tradição ritual da Igreja e distanciadas do caminho da unidade eclesial. Dessa maneira, precisamos oferecer uma formação adequada, coerente e em plena unidade com a Igreja. A cientificidade e a coerência dos artigos serão comprovadas pela clareza das ideias, conteúdo e seriedade do pesquisador. A diretoria da ASLI avaliará os artigos enviados. Abaixo indicamos algumas básicas orientações para os escritores. Os artigos devem ser enviados para o Frei Luís Felipe, vice-presidente da ASLI, no e-mail frluisfelipe@gmail.com
ORIENTAÇÕES PARA OS ARTIGOS
1. FORMATO DE TEXTOS COMPLETOS PARA A PUBLICAÇÃO.Números de páginas: entre 5 e 6, incluindo as referências. O texto deve ter a seguinte estrutura: - Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências bibliográficas. Utilizar fonte Times New Roman, 12 pt. (Editor de texto Microsoft Word ou compatível); Página A4; Não deve haver espaço entre parágrafos; O parágrafo inicia com um recuo de 1 cm. No início do artigo, à direita, seguida de um asterisco, deve ser colocado o nome do autor. No final do artigo, faça-se uma breve apresentação sobre o autor (nome, formação e atuação).
2. CITAÇÕESAs citações diretas (textuais) curtas (até três linhas) devem ser feitas no próprio texto entre aspas duplas. As citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em parágrafo específico com recuo de 2 cm em fonte regular tamanho 11, com entrelinha simples e com o espaço de uma linha em relação ao texto anterior e posterior.
3. NOTAS DE REFERÊNCIASDeverão ser digitadas no próprio texto, entre parênteses, seguindo a lógica “sobrenome, ano e página”. Caso haja dois autores com o mesmo sobrenome, acrescente-se a abreviatura do nome. Caso haja mais de uma obra do mesmo ano e do mesmo autor, o ano seja seguido de letras sequenciais do alfabeto. No final do texto, apresente as referências completas. Ex.: (MIRANDA, 2010, p. 37). (BOFF, C., 2013, p. 45) (BOFF, L., 2003a, p. 76) (BOFF, L., 2003b, p. 105)
4. REFERÊNCIASPara a elaboração das referências seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências de obras efetivamente utilizadas aparecem em lista única no final do artigo, digitadas em fonte 11 pt, com entrelinhas simples. No fim de cada referência deixar uma linha em branco; em ordem alfabética de sobrenome. Seguem alguns exemplos:
a) De um livro de um só autor; até três autores; mais de três autores de instituição:
ABADIE, P. Des héros peu ordinaires: théologie et histoire dans le livre des Juges. 6. ed. Paris: Cerf, 2011. SKA, J.-L.; SONNET, J.-P.; WÉNIN, A. L’analyse narrative des récits de l’Ancien Testament. Paris: Cerf, 1999. FARMER, W. R. Et Al. (ED.). Comentário Bíblico Internacional. Estella: Verbo Divino, 1999. CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979. b) De artigo de periódico:
BLENKINSOPP, J. Structure and Style in Judges 13-16. Journal of Biblical Literature, London, v. 82, n. 1, p. 65-76, mar./jun. 1963.
c) De artigo da internet:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Municípios brasileiros que indicam desmatamento e/ou queimadas. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/mapa21.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.
d) De verbete de dicionário ou citação de um volume de coleção: os verbetes em alfabeto não latino deverão ser transliterados em alfabeto latino:
BRAUN, H. Poieõ. In: KITTEL, G.; FRIEDRICH, G. (Ed.). Theologisches Wörterbuch zum Neuen Testament. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1979. v. 6, p. 456-483. e) Monografias, dissertações e teses:
SANGUINETTI, C. La funzione retorica e teologica di Romani 9 nel contesto della sezione 9-11. 2005. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontificia Università della Santa Croce, Roma, 2005.
f) Trabalhos apresentados em congressos ou outros eventos acadêmicos:
SOUSA, P. J. N. Leitura econômica, ecológica e teológica de Ap 18,9-20. In: SIMPÓSIO NACIONAL FILOSÓFICO-TEOLÓGICO, 8., 2012, Belo Horizonte. Que fazemos com a Terra que Deus nos confiou? Filosofia, Teologia e Consciência Planetária. Belo Horizonte: FAJE, 2012. 1 CD. ISSN 2176-1337.
g) Citação de resenha ou recensão:
RUIZ DE COPEGUI, J. A. A flor impossível: salmos e cantos de esperança. São Paulo: Loyola, 1978. 134 p. Recensão de: LIBANIO, J. B. Síntese, Belo Horizonte, v. 5, n. 13, p. 161-162, abr./jun. 1978.
Agradecemos a todos,
Pe. Rodrigo José Arnoso Santo, CSSR.Secretário-executivo
\r\n
CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NO SITE DA ASSOCIAÇÃO
Saudações de paz,
A Associação dos Liturgistas do Brasil - ASLI, convida os membros da Associação, liturgistas, teólogos, pesquisadores e estudantes, a contribuírem para o nosso site com pequenos artigos na área de liturgia, pastoral litúrgica e sacramentos. O objetivo dessas publicações é cooperar com uma formação específica de qualidade e promover a participação consciente na celebração da liturgia. A formação do Povo de Deus é uma tarefa fundamental para se viver uma vida litúrgica plenamente eclesial, como bem afirma o Papa Francisco.
Estamos conscientes da quantidade enorme de publicações de cunho litúrgico-sacramental, sobretudo, em diversos sites espalhados pela internet, que não passam de opiniões pessoais equivocadas, sem compromisso com a Tradição ritual da Igreja e distanciadas do caminho da unidade eclesial. Dessa maneira, precisamos oferecer uma formação adequada, coerente e em plena unidade com a Igreja.
A cientificidade e a coerência dos artigos serão comprovadas pela clareza das ideias, conteúdo e seriedade do pesquisador. A diretoria da ASLI avaliará os artigos enviados. Abaixo indicamos algumas básicas orientações para os escritores. Os artigos devem ser enviados para o Frei Luís Felipe, vice-presidente da ASLI, no e-mail frluisfelipe@gmail.com
ORIENTAÇÕES PARA OS ARTIGOS
1. FORMATO DE TEXTOS COMPLETOS PARA A PUBLICAÇÃO.
Números de páginas: entre 5 e 6, incluindo as referências. O texto deve ter a seguinte estrutura: - Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências bibliográficas. Utilizar fonte Times New Roman, 12 pt. (Editor de texto Microsoft Word ou compatível); Página A4; Não deve haver espaço entre parágrafos; O parágrafo inicia com um recuo de 1 cm.
No início do artigo, à direita, seguida de um asterisco, deve ser colocado o nome do autor. No final do artigo, faça-se uma breve apresentação sobre o autor (nome, formação e atuação).
2. CITAÇÕES
As citações diretas (textuais) curtas (até três linhas) devem ser feitas no próprio texto entre aspas duplas. As citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em parágrafo específico com recuo de 2 cm em fonte regular tamanho 11, com entrelinha simples e com o espaço de uma linha em relação ao texto anterior e posterior.
3. NOTAS DE REFERÊNCIAS
Deverão ser digitadas no próprio texto, entre parênteses, seguindo a lógica “sobrenome, ano e página”. Caso haja dois autores com o mesmo sobrenome, acrescente-se a abreviatura do nome. Caso haja mais de uma obra do mesmo ano e do mesmo autor, o ano seja seguido de letras sequenciais do alfabeto. No final do texto, apresente as referências completas. Ex.: (MIRANDA, 2010, p. 37). (BOFF, C., 2013, p. 45) (BOFF, L., 2003a, p. 76) (BOFF, L., 2003b, p. 105)
4. REFERÊNCIAS
Para a elaboração das referências seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências de obras efetivamente utilizadas aparecem em lista única no final do artigo, digitadas em fonte 11 pt, com entrelinhas simples. No fim de cada referência deixar uma linha em branco; em ordem alfabética de sobrenome. Seguem alguns exemplos:
a) De um livro de um só autor; até três autores; mais de três autores de instituição:
ABADIE, P. Des héros peu ordinaires: théologie et histoire dans le livre des Juges. 6. ed. Paris: Cerf, 2011.
SKA, J.-L.; SONNET, J.-P.; WÉNIN, A. L’analyse narrative des récits de l’Ancien Testament. Paris: Cerf, 1999.
FARMER, W. R. Et Al. (ED.). Comentário Bíblico Internacional. Estella: Verbo Divino, 1999.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.
b) De artigo de periódico:
BLENKINSOPP, J. Structure and Style in Judges 13-16. Journal of Biblical Literature, London, v. 82, n. 1, p. 65-76, mar./jun. 1963.
c) De artigo da internet:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Municípios brasileiros que indicam desmatamento e/ou queimadas. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/mapa21.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.
d) De verbete de dicionário ou citação de um volume de coleção: os verbetes em alfabeto não latino deverão ser transliterados em alfabeto latino:
BRAUN, H. Poieõ. In: KITTEL, G.; FRIEDRICH, G. (Ed.). Theologisches Wörterbuch zum Neuen Testament. Stuttgart: W. Kohlhammer, 1979. v. 6, p. 456-483.
e) Monografias, dissertações e teses:
SANGUINETTI, C. La funzione retorica e teologica di Romani 9 nel contesto della sezione 9-11. 2005. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontificia Università della Santa Croce, Roma, 2005.
f) Trabalhos apresentados em congressos ou outros eventos acadêmicos:
SOUSA, P. J. N. Leitura econômica, ecológica e teológica de Ap 18,9-20. In: SIMPÓSIO NACIONAL FILOSÓFICO-TEOLÓGICO, 8., 2012, Belo Horizonte. Que fazemos com a Terra que Deus nos confiou? Filosofia, Teologia e Consciência Planetária. Belo Horizonte: FAJE, 2012. 1 CD. ISSN 2176-1337.
g) Citação de resenha ou recensão:
RUIZ DE COPEGUI, J. A. A flor impossível: salmos e cantos de esperança. São Paulo: Loyola, 1978. 134 p. Recensão de: LIBANIO, J. B. Síntese, Belo Horizonte, v. 5, n. 13, p. 161-162, abr./jun. 1978.
Agradecemos a todos,
Pe. Rodrigo José Arnoso Santo, CSSR.
Secretário-executivo